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Sites fora do ar: Cloudflare derruba ChatGPT, X, Canva e outros

O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare registrou uma instabilidade nesta terça-feira (18). A queda acabou afetando vários sites e apps, casos do X (Twitter) e ChatGPT.

De acordo com o Down Detector, os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília). O próprio Down Detector estava com problemas de acesso.

O X foi outra plataforma que não estava carregando corretamente. Ao tentar atualizar o feed, a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página" aparecia.

No caso do ChatGPT, a mensagem de erro pedia para que uma ferramenta do Cloudflare fosse desbloqueada.

Quando o acesso ao Down Detector foi estabelecido parcialmente, a página inicial do site mostrava que a AWS também estava com alta nas reclamações. Apesar disso, o serviço não foi afetado, segundo o site de status.

Outras aplicações como o site do The Game Awards e o Canva também registraram instabilidade possivelmente ligada ao serviço de nuvem.

O que são Challenges Cloudflare?

Uma das principais mensagens de erro relacionadas a grande queda foi de “Challenges Cloudflare”. Tanto o Down Detector quanto o site do ChatGPT mostravam esses termos.

Segundo a página de documentos da Cloudflare, os “Challenges”, ou “desafios” em tradução para o português, são  mecanismos de segurança usados para verificar se um visitante do site "é um humano real e não um bot ou script automatizado”.

Ou seja, os Challenges são testes que tentam confirmar se aquele acesso a determinado site está vindo de uma pessoa ou bot. A diferenciação é essencial para que as páginas evitem ataques cibernéticos com o DDS, que realiza uma enxurrada de acessos via bot para derrubar um site.

“Os Challenges são projetados para proteger sua aplicação sem introduzir atrito desnecessário. A maioria dos visitantes passará pelos Challenges automaticamente”, diz um trecho da página.

O que diz a Cloudflare?

O site de status da Cloudflare reconheceu e informou o problema de conectividade. A página exibia a seguinte mensagem na última atualização sobre a Cloudflare Global Network. Esse update na página ocorreu por volta das 9h.

“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve”.

Fonte: tecmundo