Faturamento | Cuidados com os riscos na conquista de novos mercados
Algumas empresas, na busca de um melhor lugar frente à concorrência, abaixam os seus preços, na tentativa de aumentar o faturamento. Em certas ocasiões, a empresa, quanto mais vende, mais perde.
O preço baixo pode aumentar o volume de vendas, e pode melhorar a sua posição no mercado. Por outro lado, pode também, aumentar os seus passivos financeiros. Nesta situação, as empresas acabam buscando recursos em bancos e financiadoras para cumprir seus compromissos.
Dívidas com banco, com o passar do tempo, tendem sempre a crescer, afetando a credibilidade da empresa. É o grande sinal de que o negócio está em péssima situação.
Como a empresa não gera lucro, em função do preço baixo, quanto mais vende mais perde. Esses aspectos são ignorados por centenas de empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o empresário deve conhecer o processo de formação do seu preço de venda, calcular e fixá-lo, de forma certa e consciente, para proporcionar o crescimento da empresa.
É importante, também, identificar o momento certo em que determinado produto deve sair de linha. Nas pequenas empresas, às vezes, é comum o empresário criar laços afetivos com determinado produto. Pode ser um produto criado pelo seu fundador, pode ser o primeiro item de produção ou de tradição, ou o que mais vende - só que dá prejuízo. Nestes casos, mesmo dando prejuízo, por "amor" ao produto, o empresário se nega a fazer as adequações necessárias.
A melhor venda é aquela que gera lucro suficiente para manter a empresa crescendo. Toda empresa tem que existir em função do lucro. E quanto mais, melhor. Obviamente, o lucro deve estar submetido aos aspectos legais e éticos, que deve sempre ser considerado.
Como fixar o preço de venda
O preço de venda dos produtos e serviços (PV) deve refletir a soma do custo de produção (CP), o custo de venda (CV), impostos (I) e a margem de lucro (ML) do empresário:
PV = CP + CV + I + ML
O preço de venda pode variar dependendo da estratégia desenvolvida pelo empresário, que pode ser a de ganhar rapidamente presença no mercado, atingir segmentos específicos do mercado, recuperar o caixa, maximizar lucro, promover uma determinada linha de produtos, ou, simplesmente, eliminar a concorrência.
Se, para atingir a estratégia for necessário reduzir o preço, esta decisão deve ser calculada de forma consciente e dentro da margem de lucro da empresa, nunca atingindo as demais camadas da estrutura da formação do preço de venda.
Últimas Notícias
-
30 - Outubro - 2025
Crédito bancário cresce, com juros menores e inadimplência estável
As concessões de crédito livre dos bancos somaram R$ 605,0 bilhões em setembro, um crescimento de 8,1% na comparação com agosto [...]
-
30 - Outubro - 2025
Exportações de máquinas aos EUA caem 13% em setembro, divulga Abimaq
Um dos setores mais afetados pelas tarifas de 50% do governo americano contra produtos brasileiros, a indústria de máquina [...]
-
30 - Outubro - 2025
Dívida pública federal cai 0,28% em setembro, para R$ 8,12 tri, diz Tesouro
A dívida pública federal caiu 0,28% em setembro ante agosto, para R$ 8,122 trilhões, informou o Tesouro Nacional nesta quarta-f [...]
-
30 - Outubro - 2025
Fed vai encerrar redução do balanço patrimonial de US$ 6,6 trilhões em 1º de dezembro
(Reuters) – O Federal Reserve disse nesta quarta-feira que vai encerrar a redução de seu balanço patrimonial de US$ 6,6 trilhõe [...]
-
29 - Outubro - 2025
Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas
Chega a R$ 2,3 bilhões o valor ressarcido pelo governo federal às vítimas de descontos irregulares de mensalidades cobradas por [...]
-
29 - Outubro - 2025
Bolsa fecha em nível recorde e dólar cai a R$ 5,37 após Trump se reunir com Lula e Xi Jinping
O Ibovespa encerrou a sessão desta segunda-feira (27), em nível histórico de fechamento, aos 146.969,10 pontos, avanç [...]
-
29 - Outubro - 2025
Instabilidade no sistema do Simples Nacional afeta processamento de opção de novas empresas
O problema foi tratado com prioridade pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Sernopro), responsável [...]
-
29 - Outubro - 2025
Ibovespa a 150 mil pontos? Os próximos eventos que podem levar índice a novas máximas
Pela 16ª vez em 2025, o Ibovespa renovou recordes na última terça-feira (28) e fechou aos 147.428,90 pontos, [...]
-
28 - Outubro - 2025
Amazon confirma demissão de 14 mil funcionários para investir em IA
A Amazon confirmou nesta terça-feira (28) a demissão de 14 mil funcionários. A companhia revelou o tamanho do co [...]
-
28 - Outubro - 2025
Confiança do consumidor sobe pelo segundo mês seguido em outubro, indica FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 1 ponto em outubro na comparação com o mês anterior. Foi a segunda alta conse [...]

