Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Progus Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
CRCMG 004912
Área do Cliente:

Atestados Médicos | Para justificar e/ou abonar as faltas do empregado

Os atestados médicos têm por finalidade justificar e/ou abonar as faltas do empregado ao serviço em decorrência de incapacidade para o trabalho motivado por doença ou acidente do trabalho.

Ordem preferencial

Para justificação da ausência do empregado ao serviço por motivo de doença, sem que ocorra a perda da remuneração, deve-se observar a ordem preferencial, para a apresentação dos atestados médicos estabelecidos em lei (Súmula 15 do TST).

A ordem estabelecida pelo Artigo 6º, § 2º, Lei 605/1949 é a seguinte:

a) médico da empresa ou de convênio;

b) médico do SUS ou avaliação da perícia médica da Previdência Social (quando o afastamento ultrapassar a 15 dias e outras situações de acordo com a legislação previdenciária);

c) médico do SESI ou SESC;

d) médico a serviço da repartição federal, estadual ou municipal, incumbido de assuntos de higiene ou saúde;

e) médico de serviço sindical;

f) médico de livre escolha do próprio empregado, no caso de ausência de médicos nas condições anteriormente na localidade onde trabalha.

Não observância da ordem preferencial

Caso o atestado médico apresentado pelo empregado não observar a ordem preferencial, não terá força para determinar a obrigatoriedade de a empresa remunerar o dia relativo à falta. Servirá apenas como justificativa para fins disciplinares, evitando a aplicação de penalidades como advertências ou suspensões.

Hipóteses de aceitação de atestados médicos

Se constar cláusula no documento coletivo de trabalho ou no seu regulamento interno, no sentido de justificar e/ou abonar as faltas ao serviço de seus empregados, a empresa poderá estar obrigada a aceitar qualquer atestado médico, independentemente da origem, desde que observados os requisitos de validade.

Mesmo não constando qualquer determinação quanto à aceitação de atestados médicos nos documentos mencionados, se a empresa por liberalidade sempre aceitou atestados médicos sem observar a ordem preferencial estabelecida na lei, não mais poderá passar a exigir a sua observância (artigo 468, da CLT).

Emissão dos atestados médicos

O Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM 1.658/2002, alterada pela Resolução CFM 1.851/2008, normatizou a emissão de atestados médicos estabelecendo, que:

a) somente aos médicos e aos odontólogos (estes no estrito âmbito de sua profissão) é facultada a prerrogativa do fornecimento de atestado de afastamento do trabalho;

b) o atestado médico é parte integrante do ato médico, sendo seu fornecimento direito inalienável do paciente, não podendo importar em qualquer majoração de honorários;

c) ao fornecer o atestado, o médico deverá registrar em ficha própria e/ou prontuário médico os dados dos exames e tratamentos realizados, de maneira que possa atender às pesquisas de informações dos médicos peritos das empresas ou dos órgãos públicos da Previdência Social e da Justiça;

d) o profissional que faltar com a verdade nos atos médicos atestados, causando prejuízos às empresas, ao governo ou a terceiros, está sujeito às penas da lei;

e) as informações oriundas da relação médico paciente pertencem ao paciente, sendo o médico apenas o seu fiel depositário;

f) o atestado médico goza da presunção de veracidade, devendo ser acatado por quem de direito, salvo se houver divergência de entendimento por médico da instituição ou perito.

Últimas Notícias

Fique sempre em dia!

  • Obrigações do dia: 28/Março/2024 – 5ª Feira.
  • Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração mensal.
  • Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração trimestral.
  • Obrigações do dia: CSL | Lucro Real Anual - Saldo 2023.