Mercado | Conquistar e fidelizar clientes
Ao se posicionar no mercado, o empresário precisa trabalhar com firmeza para manter a sintonia de sua estrutura às expectativas de seu público alvo. O bom relacionamento com os clientes é um exercício permanente e desafiador, que exige perseverança, bom senso e criatividade, aliada ao bom uso da internet e das ferramentas de gerenciamento.
Além das estratégias para ampliar as vendas, a noção de organização contribui muito para evitar desperdícios de tempo e de recursos. A arte de vender passa, portanto, pela sensibilidade e pela racionalidade para gerenciar iniciativas.
O ambiente de trabalho revela muito do espírito do empreendedor. Esse espírito é capturado intuitivamente pelo potencial consumidor. Tornar-se cliente é uma demonstração de sinergia entre o que se procura e o que se encontra em uma empresa. Isso vale tanto para serviços como para produtos. Uma loja, um escritório ou uma fábrica bem estruturada e funcional é uma demonstração de eficiência. Esta eficiência se confirma quando o discurso interno da empresa vocaliza e dá substância à sua aparência.
Claro que não dá para julgar a competência de uma empresa pelo que ela apresenta em termos de espaço físico. Mas a organização do espaço físico é, sem dúvida, um chamariz, um fator de sedução para que o potencial cliente se aproxime. Porque demonstra, como se costuma dizer, profissionalismo. Todo mundo está em busca de produtos e serviços de qualidade, desenvolvidos por profissionais. Essa busca se justifica, em primeiro lugar, porque a realidade do mercado clama por produtos e serviços com padrão elevado, que amplia a competitividade.
Em segundo, porque estar em sintonia com o que há de melhor no mercado é uma forma de demonstrar o quanto o indivíduo está sintonizado com o seu tempo.
O que parece ser um discurso sofisticado é apenas o óbvio, que pode ser interpretado por intermédio de uma loja, onde os produtos estão bem dispostos, as vitrines são arranjadas com maestria e os atendentes, habilidosos na abordagem aos clientes e na concretização das vendas. Esse jogo é real e correspondido, se jogado com grandeza. E pode ser dominado por qualquer empreendedor que esteja disposto a aprender sempre. Porque o mercado é dinâmico, os consumidores são dinâmicos. A demanda é dinâmica. Quem fica parado, fica para trás.
Ao pensar em sua empresa, lembre-se dos cinco sentidos. Qual o cheiro que está no ar? Ele pode ser mais agradável? Torne-o mais agradável. O que está à vista do cliente, está disposto de maneira atrativa? Não está atrapalhando o caminho de maneira que o irrite? Se há algum ruído, ele incomoda? Se há música, está no volume adequado? O estilo da música não perturba? Pense no café, na água, na poltrona de espera. Que tal chamar alguém que entenda de design para ajustar esses detalhes? Afinal, estamos falando em conquistar e fidelizar clientes.
Últimas Notícias
-
5 - Dezembro - 2025
Serviços estagnados freiam PIB, que cresce só 0,1% no terceiro trimestre
A estagnação do setor de serviços, que responde pela maior parte da atividade econômica, freou o desempenho do país no terceiro [...]
-
5 - Dezembro - 2025
Balança comercial tem superavit de US$ 5,8 bilhões em novembro
A balança comercial brasileira fechou novembro com superavit de US$ 5,842 bilhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Empresas adaptam-se à incerteza comercial e constroem resiliência, revela pesquisa global do HSBC
No Brasil, 38% das empresas com atividade internacional sentem-se significativamente mais seguras em relação &agr [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Super ferramenta de busca cruza dados de Receita, PF e Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o lançamento da Consulta Nacional de Pessoas, uma ferramenta tecnol [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Consumo das famílias perde ritmo e fica praticamente estagnado
O consumo das famílias, tradicional motor da atividade econômica brasileira, perdeu força no terceiro trime [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Dólar segue pressionado por Fed em meio a PIB do Brasil
Odólar segue em baixa no mercado à vista em meio à perspectiva de ampliação do diferencial d [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção industrial avança 0,1% em outubro, aponta IBGE
A indústria brasileira ficou estável em outubro, com variação de 0,1% ante setembro, depois de ter caído 0,4% no mês anterior. [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Governo libera R$ 501,4 milhões para Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades será a única pasta do governo federal a ter recursos liberados, no valor de R$ 501,4 milhões,& [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção total de petróleo e gás natural bate recorde em outubro
A produção total nacional de petróleo e gás, considerando todos os ambientes (pré-sal, pós-sal e terra) bateu novo recorde em o [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Bolsa supera os 161 mil pontos e volta a bater recorde
Num dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa superou a marca de 161 mil pontos pela primeira vez e bateu mais um r [...]

