Internet | Marketing e inovação
Para isso, a empresa deve conhecer muito bem seu público alvo.
Cada vez mais as empresas buscam lucro rápido e crescimento acelerado. Como a concorrência no varejo é intensa, as empresas também precisam agir sem demora. Um dos caminhos para dar vazão a esse ritmo é a internet, que tem sido trabalhada como um canal diferenciado, capaz de corresponder a tamanha expectativa.
O desenvolvimento tecnológico tem permitido à internet se tornar um fenômeno da comunicação, por integrar uma legião de pessoas e ampliar ações interativas. É vista, por isso, como uma ferramenta capaz de impulsionar mudanças no marcado globalizado.
Tendo o marketing como aliado e suas mais diversas ferramentas (telemarketing, mala direta, geomarketing, e-mail marketing e ações em redes sociais), as empresas estudam o comportamento dos consumidores plugados ao universo virtual para orientar suas estratégias de venda e divulgar seus produtos.
O marketing consegue diagnosticar esses clientes: onde eles estão e quais as suas reais necessidades. Com esse mapeamento, de um público que não pode ser visto como algo estático, e sim de altíssima mobilidade, as empresas conseguem se sintonizar aos nichos que pretendem atender e seguir seus movimentos.
Não se pode esquecer que o marketing vai além da venda. Exige interlocução com o consumidor, que está em busca de algo que necessita ou deseja. A consolidação da relação, além do encantamento com um serviço capaz de surpreendê-lo, está no atendimento de pós-venda, que dará a segurança para que o cliente volte a consumir, por não se sentir abandonado à própria sorte caso o produto ou serviço não corresponda à sua expectativa.
Uma das características do nicho de mercado é que os consumidores e os produtos precisam ser diferenciados para não haver contaminação no processo de comunicação, para que o comprador, com suas necessidades e características, não se veja perdido em um universo de sinais que não lhe pertençam.
Dependendo dos estímulos de marketing, cada consumidor reage de uma forma ao se deparar com o produto. Com a particularização é possível concentrar esforços e utilizar ferramentas específicas para atingir e satisfazer as necessidades de cada um desses segmentos, que podem ser identificados pela faixa etária, grupos demográficos, grupos de necessidades etc.
Os incentivos para atrair consumidores são vários. Um deles é quando os produtos estão associados a uma promoção, desconto ou brinde. As associações corretas para cada público, entre produtos, vantagens e benefícios, podem fortalecer muito o desempenho dos negócios.
Consultoria e boas ferramentas de marketing podem ajudar na construção de uma empresa bem sucedida.
Últimas Notícias
-
25 - Junho - 2025
FGV: Confiança do consumidor no Brasil cai em junho e interrompe sequência de 3 altas
A confiança dos consumidores brasileiros interrompeu três meses consecutivos de avanços e recuou em junho, [...]
-
25 - Junho - 2025
BC diz que Selic deve ser mantida em 15% por período prolongado
Com expetativas de inflação acima da meta, pressionada por demanda alta, o Comitê de Política Monet& [...]
-
25 - Junho - 2025
Empreendimento informal rende quase três vezes menos que trabalho regularizado, diz Sebrae
Um levantamento feito em 2024 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mo [...]
-
25 - Junho - 2025
Planos de saúde podem ser reajustados em até 6,06%, define ANS
Os planos de saúde individuais ou familiares poderão reajustar os valores em até 6,06% neste ano, definiu a Agên [...]
-
24 - Junho - 2025
BB assina acordo de US$ 700 milhões para exportações e energia limpa
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) terão até US$ 700 milhões nos próximos três anos para implementar projetos de energia [...]
-
24 - Junho - 2025
Sinal sobre ciclo da Selic e bom humor externo: o que faz Ibovespa subir 1% na sessão
O apetite por risco no exterior estimula o Ibovespa para uma alta de cerca de 1% na sessão desta terça-feira, 24, após o cessar [...]
-
24 - Junho - 2025
Beneficiários com NIS de final 6 recebem Bolsa Família nesta terça
<p style="font-family: "Tipo Brasil Rounded", Inter, sans-serif; box-sizing: border-box; margin: 1.3rem 0px 0px; padding [...]
-
24 - Junho - 2025
Gasolina e diesel atingem maior defasagem desde janeiro com alta do petróleo
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A disparada da cotação do petróleo nos últimos dias elevou a defa [...]
-
23 - Junho - 2025
Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda
<strong style="--tw-border-spacing-x: 0; --tw-border-spacing-y: 0; --tw-translate-x: 0; --tw-translate-y: 0; --tw-rotate: 0; -- [...]
-
23 - Junho - 2025
Governo deve apresentar corte de renúncias fiscais nesta semana
<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: utopiaregular, serif; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; [...]