Ações de Marketing I Ajudam empresas a superar obstáculos
Empreendedores buscam, cada vez mais, técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado. E por razões muito simples: concorrência feroz, segmentação, mudanças no padrão de consumo, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários.
Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicação eficazes com seu público-alvo melhora sua exposição e imagem, amplia sua área de atuação e aumenta o faturamento. Mas para isso é fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para não se iludir.
Seguem algumas sugestões de como o pequeno e médio empreendedor podem se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha. Além de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentação, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.
Mas todo esse movimento exige critérios para não corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e até colocar em risco o foco do negócio.
Mercado
Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos são regras básicas.
Marketing em casa
Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários. Faça reuniões para colher ideias e discutir lançamentos de produtos. Enfim, definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente.
Imagem da Empresa
Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudanças como alteração no logotipo podem indicar que a sua empresa está se modernizando e crescendo.
Canal direto com os seus clientes
Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu público. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentáveis e os principais fornecedores.
Crie um informativo
O newsletter, online, deverá conter informações relevantes ao seu público-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e informações atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteúdos que contribuam para a formação de seus clientes, também são valiosos.
Forme associações e parcerias
Uma pequena e média empresa, dificilmente crescerá de forma isolada. Por isso é fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faça parte de associações de classe.
Construa um site
Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem é a empresa, o que ela faz e para quem.
Participe de feiras
Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são uma boa alternativa. Veja se na sua região existe algum.
Ações sociais
Participe de ações que sejam benéficas à comunidade. Procure atrelar sua marca a ações positivas. Esse tipo de ação pode gerar notícias que divulgarão a empresa, contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.
Inspiração
O próprio mercado pode dar a inspiração necessária para as ações. Ficar parado é uma escolha mortal, porque a tendência é a melhoria contínua dos produtos e processos.
Últimas Notícias
-
26 - Abril - 2024
Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação [...]
-
26 - Abril - 2024
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Quinze alimentos in natura ou pouco industrializados vão compor a cesta básica nacional e paga [...]
-
26 - Abril - 2024
Ibovespa fecha em leve baixa com Vale e PIB dos EUA, mesmo com disparada de Petrobras
O Ibovespa chega à terceira derrota seguida, com baixa de 0,08%, aos 124.645 pontos, uma perda de apenas 95 pontos, em m [...]
-
26 - Abril - 2024
Reforma tributária: entenda o que muda para o consumidor
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou na última quarta-feira (24) o projeto de regulamentação d [...]
-
25 - Abril - 2024
Confiança do varejo aumenta pela quarta vez no ano, mas ainda é menor que em 2023
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) aumentou 2% em relação a mar&c [...]
-
25 - Abril - 2024
INSS: Teto de juros do consignado cairá para 1,68% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos encargos [...]
-
25 - Abril - 2024
Especial Dia do Profissional da Contabilidade: A contabilidade estratégica na inovação corporativa e a garantia de resultados
Na dinâmica complexa do mundo corporativo, no qual a conformidade com regulamentos e a manutenção de padr&o [...]
-
25 - Abril - 2024
Reforma tributária: IVA deverá ter alíquota média de 26,5%, diz Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compareceu ao Congresso Nacional, no final da tarde desta quarta-feira, para entregar o [...]
-
25 - Abril - 2024
IA pode ser revolucionária se for aplicada em ferramentas de CRM e vendas
A implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM repres [...]
-
24 - Abril - 2024
Arrecadação federal soma R$ 190 bilhões em março, informa Receita
A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu R$ 190,6 bilhões em março. [...]