Ações de Marketing I Ajudam empresas a superar obstáculos
Empreendedores buscam, cada vez mais, técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado. E por razões muito simples: concorrência feroz, segmentação, mudanças no padrão de consumo, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários.
Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicação eficazes com seu público-alvo melhora sua exposição e imagem, amplia sua área de atuação e aumenta o faturamento. Mas para isso é fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para não se iludir.
Seguem algumas sugestões de como o pequeno e médio empreendedor podem se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha. Além de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentação, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.
Mas todo esse movimento exige critérios para não corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e até colocar em risco o foco do negócio.
Mercado
Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos são regras básicas.
Marketing em casa
Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários. Faça reuniões para colher ideias e discutir lançamentos de produtos. Enfim, definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente.
Imagem da Empresa
Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudanças como alteração no logotipo podem indicar que a sua empresa está se modernizando e crescendo.
Canal direto com os seus clientes
Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu público. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentáveis e os principais fornecedores.
Crie um informativo
O newsletter, online, deverá conter informações relevantes ao seu público-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e informações atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteúdos que contribuam para a formação de seus clientes, também são valiosos.
Forme associações e parcerias
Uma pequena e média empresa, dificilmente crescerá de forma isolada. Por isso é fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faça parte de associações de classe.
Construa um site
Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem é a empresa, o que ela faz e para quem.
Participe de feiras
Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são uma boa alternativa. Veja se na sua região existe algum.
Ações sociais
Participe de ações que sejam benéficas à comunidade. Procure atrelar sua marca a ações positivas. Esse tipo de ação pode gerar notícias que divulgarão a empresa, contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.
Inspiração
O próprio mercado pode dar a inspiração necessária para as ações. Ficar parado é uma escolha mortal, porque a tendência é a melhoria contínua dos produtos e processos.
Últimas Notícias
-
25 - Junho - 2025
FGV: Confiança do consumidor no Brasil cai em junho e interrompe sequência de 3 altas
A confiança dos consumidores brasileiros interrompeu três meses consecutivos de avanços e recuou em junho, [...]
-
25 - Junho - 2025
BC diz que Selic deve ser mantida em 15% por período prolongado
Com expetativas de inflação acima da meta, pressionada por demanda alta, o Comitê de Política Monet& [...]
-
25 - Junho - 2025
Empreendimento informal rende quase três vezes menos que trabalho regularizado, diz Sebrae
Um levantamento feito em 2024 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mo [...]
-
25 - Junho - 2025
Planos de saúde podem ser reajustados em até 6,06%, define ANS
Os planos de saúde individuais ou familiares poderão reajustar os valores em até 6,06% neste ano, definiu a Agên [...]
-
24 - Junho - 2025
BB assina acordo de US$ 700 milhões para exportações e energia limpa
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) terão até US$ 700 milhões nos próximos três anos para implementar projetos de energia [...]
-
24 - Junho - 2025
Sinal sobre ciclo da Selic e bom humor externo: o que faz Ibovespa subir 1% na sessão
O apetite por risco no exterior estimula o Ibovespa para uma alta de cerca de 1% na sessão desta terça-feira, 24, após o cessar [...]
-
24 - Junho - 2025
Beneficiários com NIS de final 6 recebem Bolsa Família nesta terça
<p style="font-family: "Tipo Brasil Rounded", Inter, sans-serif; box-sizing: border-box; margin: 1.3rem 0px 0px; padding [...]
-
24 - Junho - 2025
Gasolina e diesel atingem maior defasagem desde janeiro com alta do petróleo
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A disparada da cotação do petróleo nos últimos dias elevou a defa [...]
-
23 - Junho - 2025
Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda
<strong style="--tw-border-spacing-x: 0; --tw-border-spacing-y: 0; --tw-translate-x: 0; --tw-translate-y: 0; --tw-rotate: 0; -- [...]
-
23 - Junho - 2025
Governo deve apresentar corte de renúncias fiscais nesta semana
<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: utopiaregular, serif; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; [...]