CRM I Ferramenta para se aproximar do cliente
Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento do Relacionamento é a junção do marketing de relacionamento e da Tecnologia da Informação (TI) para desenvolver meios eficazes e produtivos de reconhecer, atender e cuidar de clientes.
Esse trabalho é feito a partir de análises das informações geradas pelo sistema. A necessidade de se obter estas informações em tempo real tem feito com que o CRM seja uma ferramenta importantíssima às empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.
O CRM exige, portanto, que as equipes de todos os departamentos de uma mesma empresa sejam treinadas para fazer o uso adequado das informações, que deverão ser filtradas e analisadas periodicamente para compor a base de dados que orientarão as decisões.
O processo de gerar as informações precisa ser muito bem definido, para que reflitam de fato o nível de satisfação e principalmente os desejos e expectativas dos clientes em relação à empresa. A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido, tende a ser fiel.
Todos os contatos dos clientes com a empresa – seja para fazer um novo pedido, agradecer, criticar ou apresentar sugestões – precisam ser devidamente anotados. O diálogo fica registrado no histórico para avaliações posteriores e ajustes. Para as empresas que se interessam em aplicar o CRM, é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento:
· Buscar a integração do cliente no processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades.
· Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, ampliando a mobilidade e a conquista de novos consumidores.
· Desenvolvimento de plataformas de intercâmbio com a clientela para o aperfeiçoamento tecnológico.
· Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças do cenário mercadológico, e acompanhar os prováveis movimentos dos agentes relacionados.
· Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica, buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil.
Não há dúvidas de que o CRM é uma boa ferramenta para a manutenção de clientes, desde que utilizado corretamente. Mas para isso as empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento.
Últimas Notícias
-
26 - Dezembro - 2025
Após sete altas seguidas, dólar cai 0,95% e fecha em R$ 5,53
Após vários dias de turbulência, o mercado financeiro teve um dia de trégua. O dólar caiu quase 1% depois de sete altas consecu [...]
-
26 - Dezembro - 2025
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
A prévia da inflação oficial de dezembro ficou em 0,25%, resultado que faz o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços [...]
-
26 - Dezembro - 2025
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na co [...]
-
26 - Dezembro - 2025
Conab compra 2,5 mil toneladas de leite em pó da agricultura familiar
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai comprar 2,5 mil toneladas de leite em pó – volume equivalente a [...]
-
23 - Dezembro - 2025
Dólar aproxima-se de R$ 5,60 com remessas de empresas ao exterior
Num dia de turbulências no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,60, em meio ao aumento das remessas de [...]
-
23 - Dezembro - 2025
IPCA-15 sobe 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registrou alta de 0,25% em dezembro e encerrou 2025 com variação acum [...]
-
23 - Dezembro - 2025
Gestão familiar supera crescimento de empresas de capital aberto
Tradicional no Brasil, o modelo de gestão familiar nas empresas está em alta, como mostra uma pesquisa divulgada pela consultor [...]
-
23 - Dezembro - 2025
Incertezas podem desacelerar o PIB em 2026
O ano de 2026, segundo o relatório semanal O Canário da Mina da G5 Partners, será marcado por uma desaceleração do crescim [...]
-
22 - Dezembro - 2025
Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu a manutenção da taxa básica [...]
-
22 - Dezembro - 2025
BNDES já aprovou R$ 5,2 bi para produtores rurais afetados por eventos climáticos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, em dois meses, R$ 5,2 bilhões do programa BNDES Liquida [...]

