CRM I Ferramenta para se aproximar do cliente
Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento do Relacionamento é a junção do marketing de relacionamento e da Tecnologia da Informação (TI) para desenvolver meios eficazes e produtivos de reconhecer, atender e cuidar de clientes.
Esse trabalho é feito a partir de análises das informações geradas pelo sistema. A necessidade de se obter estas informações em tempo real tem feito com que o CRM seja uma ferramenta importantíssima às empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.
O CRM exige, portanto, que as equipes de todos os departamentos de uma mesma empresa sejam treinadas para fazer o uso adequado das informações, que deverão ser filtradas e analisadas periodicamente para compor a base de dados que orientarão as decisões.
O processo de gerar as informações precisa ser muito bem definido, para que reflitam de fato o nível de satisfação e principalmente os desejos e expectativas dos clientes em relação à empresa. A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido, tende a ser fiel.
Todos os contatos dos clientes com a empresa – seja para fazer um novo pedido, agradecer, criticar ou apresentar sugestões – precisam ser devidamente anotados. O diálogo fica registrado no histórico para avaliações posteriores e ajustes. Para as empresas que se interessam em aplicar o CRM, é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento:
· Buscar a integração do cliente no processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades.
· Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, ampliando a mobilidade e a conquista de novos consumidores.
· Desenvolvimento de plataformas de intercâmbio com a clientela para o aperfeiçoamento tecnológico.
· Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças do cenário mercadológico, e acompanhar os prováveis movimentos dos agentes relacionados.
· Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica, buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil.
Não há dúvidas de que o CRM é uma boa ferramenta para a manutenção de clientes, desde que utilizado corretamente. Mas para isso as empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento.
Últimas Notícias
-
25 - Junho - 2025
FGV: Confiança do consumidor no Brasil cai em junho e interrompe sequência de 3 altas
A confiança dos consumidores brasileiros interrompeu três meses consecutivos de avanços e recuou em junho, [...]
-
25 - Junho - 2025
BC diz que Selic deve ser mantida em 15% por período prolongado
Com expetativas de inflação acima da meta, pressionada por demanda alta, o Comitê de Política Monet& [...]
-
25 - Junho - 2025
Empreendimento informal rende quase três vezes menos que trabalho regularizado, diz Sebrae
Um levantamento feito em 2024 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mo [...]
-
25 - Junho - 2025
Planos de saúde podem ser reajustados em até 6,06%, define ANS
Os planos de saúde individuais ou familiares poderão reajustar os valores em até 6,06% neste ano, definiu a Agên [...]
-
24 - Junho - 2025
BB assina acordo de US$ 700 milhões para exportações e energia limpa
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) terão até US$ 700 milhões nos próximos três anos para implementar projetos de energia [...]
-
24 - Junho - 2025
Sinal sobre ciclo da Selic e bom humor externo: o que faz Ibovespa subir 1% na sessão
O apetite por risco no exterior estimula o Ibovespa para uma alta de cerca de 1% na sessão desta terça-feira, 24, após o cessar [...]
-
24 - Junho - 2025
Beneficiários com NIS de final 6 recebem Bolsa Família nesta terça
<p style="font-family: "Tipo Brasil Rounded", Inter, sans-serif; box-sizing: border-box; margin: 1.3rem 0px 0px; padding [...]
-
24 - Junho - 2025
Gasolina e diesel atingem maior defasagem desde janeiro com alta do petróleo
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A disparada da cotação do petróleo nos últimos dias elevou a defa [...]
-
23 - Junho - 2025
Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda
<strong style="--tw-border-spacing-x: 0; --tw-border-spacing-y: 0; --tw-translate-x: 0; --tw-translate-y: 0; --tw-rotate: 0; -- [...]
-
23 - Junho - 2025
Governo deve apresentar corte de renúncias fiscais nesta semana
<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: utopiaregular, serif; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; [...]