Pesquisas de Mercado | Mudança para melhor desempenho dos negócios
Se a empresa não organizar seus processos e relacionamentos, não realizará sua missão. Quando a empresa se propõe a dialogar com seus clientes para se posicionar no mercado, além de sensibilidade para ouvir e avaliar as informações colhidas no dia a dia, precisa ter claro o plano de vantagens que pode oferecer, capaz de atender aos desejos e anseios do público consumidor em questão.
Essas vantagens variam muito. Dependendo do caso, significa apenas uma maneira nova de apresentar os produtos, dando roupagem diferenciada à vitrine e enriquecendo a relação dos atendentes com o público externo. No caso dos serviços, a vantagem pode ser conceitual. Um incremento no ambiente de trabalho e de tratamento fará com que o cliente se sinta na linha de frente de um processo social transformador.
Composto de marketing
Preços e promoções compõem apenas dois pontos do composto de marketing e nem sempre representam o carro chefe na conquista do cliente, apesar de serem importantes. Portanto, ferramentas de Costumer Relationship Management (CRM), mesmo que em formatos simplificados, ajudam muito no estreitamento dessa comunicação estratégica e no monitoramento (identificação e seleção) das demandas dos consumidores.
O marketing de relacionamento exige o envolvimento de todos os escalões da empresa para que seu resultado tenha o efeito desejado. Ele só funciona quando a organização está preparada e determinada a mudar, com a construção de uma nova mentalidade empresarial, que aperfeiçoe os pontos fortes e leve a melhorias funcionais.
Sendo assim, o relacionamento estruturado com o público interno e externo serve para que a empresa adquira as informações certas, que orientem as medidas capazes de lhe proporcionar as vantagens competitivas frente à concorrência. Para isso, precisa criar as condições estruturais necessárias à manutenção de seus clientes, em um ambiente de relação duradoura, de alto desempenho e resultados sustentáveis.
Antes de tomar uma decisão, o composto de marketing precisa ser reavaliado: produto, preço, promoção, ponto de venda e personalização do atendimento, além de outros Ps que considerar necessário. Uma regra nesse jogo é invariável: os clientes internos precisam estar permanentemente em dia com o discurso empresarial, bem como empenhados no cumprimento da missão.
Para as pequenas e médias empresas, o Sebrae oferece assessoria gratuita para ajustes de composto de marketing, com técnicos especializados que ajudam a identificar os nós a serem desatados e a evidenciar os pontos fortes que precisam ser destacados. Se na sua cidade não houver uma unidade do Sebrae, procure a associação de classe.
Clientes preferenciais
A orientação fundamental para que a pesquisa proposta não seja um desperdício de tempo e dinheiro é que o empreendedor foque seus clientes preferenciais, assiduos, com quem já tem relacionamento forte e consolidado. Com a segmentação correta dessa clientela, é possível identificar suas necessidades com mais precisão e definir melhor a nova linguagem corporativa, bem como os ajustes na concepção dos produtos e serviços oferecidos.
Ações personalizadas bem sucedidas estimulam a motivação dos consumidores para aumentar o valor médio de suas compras e a frequência nas visitas. São capazes também de transformá-los em propagandistas da marca, recomendando-a em suas redes de contatos. Vale lembrar que estamos na era em que as pessoas não compram mais produtos e serviços. Compram sim excelência no atendimento, benefícios, status e exclusividade.
A fidelização está diretamente relacionada à capacidade da empresa de satisfazer as necessidades do cliente, que variam permanentemente, impulsionadas pela dinâmica do mercado e pelo surgimento de novas tecnologias que, por sua vez, abrem novos caminhos e maneiras de relacionamento de mercado.
Antes de tudo, é preciso passar pelo ensinamento socrático do “conheça-te a ti mesmo”. Se a empresa não melhorar sua organização, seus processos e relacionamentos, não realizará sua missão, que é atender aos clientes da melhor maneira possível.
Alguns pontos importantes do composto de marketing
· Produto
· Preço
· Promoção
· Ponto de venda
· Personalização
Últimas Notícias
-
25 - Junho - 2025
FGV: Confiança do consumidor no Brasil cai em junho e interrompe sequência de 3 altas
A confiança dos consumidores brasileiros interrompeu três meses consecutivos de avanços e recuou em junho, [...]
-
25 - Junho - 2025
BC diz que Selic deve ser mantida em 15% por período prolongado
Com expetativas de inflação acima da meta, pressionada por demanda alta, o Comitê de Política Monet& [...]
-
25 - Junho - 2025
Empreendimento informal rende quase três vezes menos que trabalho regularizado, diz Sebrae
Um levantamento feito em 2024 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mo [...]
-
25 - Junho - 2025
Planos de saúde podem ser reajustados em até 6,06%, define ANS
Os planos de saúde individuais ou familiares poderão reajustar os valores em até 6,06% neste ano, definiu a Agên [...]
-
24 - Junho - 2025
BB assina acordo de US$ 700 milhões para exportações e energia limpa
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) terão até US$ 700 milhões nos próximos três anos para implementar projetos de energia [...]
-
24 - Junho - 2025
Sinal sobre ciclo da Selic e bom humor externo: o que faz Ibovespa subir 1% na sessão
O apetite por risco no exterior estimula o Ibovespa para uma alta de cerca de 1% na sessão desta terça-feira, 24, após o cessar [...]
-
24 - Junho - 2025
Beneficiários com NIS de final 6 recebem Bolsa Família nesta terça
<p style="font-family: "Tipo Brasil Rounded", Inter, sans-serif; box-sizing: border-box; margin: 1.3rem 0px 0px; padding [...]
-
24 - Junho - 2025
Gasolina e diesel atingem maior defasagem desde janeiro com alta do petróleo
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A disparada da cotação do petróleo nos últimos dias elevou a defa [...]
-
23 - Junho - 2025
Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda
<strong style="--tw-border-spacing-x: 0; --tw-border-spacing-y: 0; --tw-translate-x: 0; --tw-translate-y: 0; --tw-rotate: 0; -- [...]
-
23 - Junho - 2025
Governo deve apresentar corte de renúncias fiscais nesta semana
<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: utopiaregular, serif; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; [...]