Transparência para alinhar o público interno ao externo
A comunicação interna é fundamental para definir o discurso de uma organização.
Este ano a Caterpillar Brasil ficou em primeiro lugar nos dois principais rankings das melhores empresas do país para se trabalhar: Great Place to Work Institute, publicado pela revista Época, e Guia Você S.A., da Exame.
Entusiasmado com os resultados obtidos durante o período doloroso da crise financeira, em que a empresa tomou medidas duras para contornar a situação, Luiz Carlos Calil, presidente da CAT, disse que seus colaboradores se sentem “orgulhosos” de pertencer a uma equipe vencedora.
A notícia do resultado correu com rapidez pelos corredores da empresa e, logo após, toda equipe estava em festa e se cumprimentava com visível felicidade. O segredo do sucesso, de acordo com Calil, foi o diálogo e a transparência. “A maneira como tratamos nossos colaboradores durante a crise contou muito”, disse.
Para André Trez, pós-graduado em marketing, e o jornalista Bruno Espinoza, em artigo ao Portal da Administração, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para definir o discurso de uma organização e agregar valor a sua marca. “A qualidade da comunicação que uma empresa presta ao mercado e à imprensa é, muitas vezes, consequência da eficiência da comunicação exercida nos seus corredores e pelas equipes”.
No entender da dupla, para que a comunicação externa tenha eficácia é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e suas estratégias de posicionamento. “Com a comunicação interna, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que a empresa quer passar ao mercado”.
Essa comunicação é também um papel do líder. “Todo bom e moderno gestor tem papel preponderante como o ‘primeiro comunicador’ entre a sua equipe e a organização. O crescimento da comunicação interna – estes eficientes gestores já sabem – é resultado de uma mudança comportamental no mundo dos negócios”, explicam.
A integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. “A experiência nos dá claros testemunhos de que colaboradores envolvidos com a realidade organizacional trabalham em grande sintonia com os valores da empresa e com as expectativas que se cultivam todos os dias”, destacam os articulistas.
Para eles, conhecimento recíproco é a alma da comunicação interna. “Quando um colaborador tem clareza do seu papel na organização e reconhece o seu posicionamento no todo empresarial, fica mais fácil obter coerência entre as suas expectativas e potencialidades com os objetivos, as metas e os desafios da organização. Mas deixam claro que de nada adianta medir resultados se a comunicação não estiver em sintonia com o que foi planejado.
Em síntese, Trez e Espinoza garantem que as empresas obtêm sucesso se nenhum de seus gestores tiver receio de abrir os canais internos por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica das corporações.
A aplicação correta desses critérios comprova a força da marca Caterpillar, usada como exemplo, cujas posições nos melhores rankings foram comemoradas com entusiasmos por Calil e pelos seus 4.200 colaboradores. Pois se trata de um exemplo significativo de alinhamento na comunicação entre público interno e externo.
Últimas Notícias
-
12 - Dezembro - 2025
Dólar opera em queda superior a 1% nesta quinta, após decisão do Copom
O dólar amanheceu em queda na manhã desta quinta-feira (11/12), um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) decidir sobr [...]
-
12 - Dezembro - 2025
Setor de serviços cresce 0,3% em outubro e engata nona alta seguida
O setor de serviços cresceu 0,3% em outubro frente a setembro, registrando o nono resultado positivo consecutivo e acumulando a [...]
-
12 - Dezembro - 2025
Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a sexta queda mensal seguida apurada pelo Ín [...]
-
12 - Dezembro - 2025
CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção da Confederação Nacional da Indúst [...]
-
11 - Dezembro - 2025
Inflação de 0,18% em novembro faz IPCA voltar para meta do governo
A chamada inflação oficial fechou o mês de novembro em 0,18%, resultado que faz o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo [...]
-
11 - Dezembro - 2025
Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro. A explicação está no fato de a [...]
-
11 - Dezembro - 2025
Salário mínimo vai aumentar R$ 103 em 2026
O Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou, nesta quarta-feira (10/12), que o salário mínimo será reajustado de [...]
-
11 - Dezembro - 2025
PIB deve crescer abaixo de 2% em 2026, na projeção da CNI
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (10/12) as projeções econômicas para o ano de 2026, que [...]
-
10 - Dezembro - 2025
Ineep defende regime especial para contratos de exploração na Margem Equatorial
O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) publicou, nesta segunda-feira (8/12), um [...]
-
10 - Dezembro - 2025
Tributos consomem quase 50% da receita do setor de energia
O setor elétrico brasileiro destinou quase metade de sua receita bruta em 2024 ao pagamento de tributos e encargos, conforme es [...]

