Mercado | Revolucione sua empresa e descubra um novo mercado
Conhecer o cliente é um diferencial estratégico diante da concorrência. Invente. Tente. Recomece. Estes são os primeiros passos para as empresas que procuram desenvolver a capacidade de criar novos espaços de mercado, até então inexplorados. Para tanto, é preciso aproveitar o "momento estratégico" para alavancar o seu negócio, com foco no mercado e com uma organização atenta às mudanças quanto aos concorrentes e, principalmente, quanto aos clientes.
É o que mostra o livro "A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Para os autores, o "movimento estratégico" não acontece na empresa e nem no setor, mas em um "conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados".
Exemplo mais contundente é o da trupe canadense Cirque du Soleil, que criou um novo espaço de mercado na indústria de entretenimento e gerou crescimento altamente lucrativo. Os escritores deixam claro que as empresas não precisam competir de peito aberto em determinado espaço setorial. Para eles, "...nem empresa, nem setor são as melhores unidades de análise para o estudo das causas básicas do crescimento lucrativo no futuro." Assim, a abordagem estratégica da empresa, durante o "movimento", deve ser coerente com o tempo, qualquer que seja o setor.
O Cirque du Soleil buscou a diferenciação simultânea numa época em que os circos esforçavam-se para aumentar o público, já minguante nos espetáculos tradicionais. A trupe criou um espetáculo nada circense e tão pouco com cara de produção teatral clássica. O novo empreendimento oferece diversão e a vibração do circo, ao mesmo tempo com uma sofisticação intelectual e a riqueza artística do teatro.
Enxergou melhor não só os clientes de circo, mas aqueles não-clientes: os freqüentadores de teatro.
Criou-se então um conceito de circo totalmente novo, sem espetáculos com animais, performances artísticas, picadeiros, entre outros. Manteve apenas três aspectos positivos dos circos tradicionais: palhaços, acrobacias e a tenda. Adaptaram, então, para aquele público não-cliente, enredo e riqueza intelectual, além de músicas, danças artísticas e produções múltiplas. Ele oferece o melhor do circo e o melhor do teatro, criando um espaço de mercado inexplorado até este momento.
Clientes e clientes potenciais
Conhecer o cliente e seus desejos são as principais ações para reinventar sua empresa. Assim, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente, é possível gerar maior competitividade nos mercados. A organização com foco no cliente e nos clientes potenciais, além de conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas, busca estabelecer relações duradouras e de qualidade.
Quando essas necessidades estão claras para toda a organização, e não somente para as áreas diretamente envolvidas, é possível desenvolver e oferecer produtos ou serviços diferenciados que irão satisfazer a todos: clientes dos mercados atuais ou os outros de novos segmentos. Atributos do produto ou serviço são os que adicionam valor aos clientes, intensificam sua satisfação, determinam suas preferências e os tornam fiéis à marca, ao produto ou à organização. Eles também diferenciam seu produto ou serviço daquele oferecido pela concorrência.
De olho no mercado
O foco no mercado mantém a organização atenta às mudanças que ocorrem em seu entorno, principalmente quanto aos concorrentes e à movimentação dos clientes em relação às novas demandas e necessidades. A satisfação do cliente e a conquista de sua fidelidade por meio de relações duradouras e a diferenciação em relação à concorrência são, portanto, fatores fundamentais para o aumento da competitividade da organização, configurando-se como uma questão estratégica.
Últimas Notícias
-
5 - Dezembro - 2025
Serviços estagnados freiam PIB, que cresce só 0,1% no terceiro trimestre
A estagnação do setor de serviços, que responde pela maior parte da atividade econômica, freou o desempenho do país no terceiro [...]
-
5 - Dezembro - 2025
Balança comercial tem superavit de US$ 5,8 bilhões em novembro
A balança comercial brasileira fechou novembro com superavit de US$ 5,842 bilhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Empresas adaptam-se à incerteza comercial e constroem resiliência, revela pesquisa global do HSBC
No Brasil, 38% das empresas com atividade internacional sentem-se significativamente mais seguras em relação &agr [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Super ferramenta de busca cruza dados de Receita, PF e Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o lançamento da Consulta Nacional de Pessoas, uma ferramenta tecnol [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Consumo das famílias perde ritmo e fica praticamente estagnado
O consumo das famílias, tradicional motor da atividade econômica brasileira, perdeu força no terceiro trime [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Dólar segue pressionado por Fed em meio a PIB do Brasil
Odólar segue em baixa no mercado à vista em meio à perspectiva de ampliação do diferencial d [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção industrial avança 0,1% em outubro, aponta IBGE
A indústria brasileira ficou estável em outubro, com variação de 0,1% ante setembro, depois de ter caído 0,4% no mês anterior. [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Governo libera R$ 501,4 milhões para Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades será a única pasta do governo federal a ter recursos liberados, no valor de R$ 501,4 milhões,& [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção total de petróleo e gás natural bate recorde em outubro
A produção total nacional de petróleo e gás, considerando todos os ambientes (pré-sal, pós-sal e terra) bateu novo recorde em o [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Bolsa supera os 161 mil pontos e volta a bater recorde
Num dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa superou a marca de 161 mil pontos pela primeira vez e bateu mais um r [...]

