Marketing interno | A força de sua empresa
Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.
Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.
Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.
O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.
É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.
Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.
Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.
Crie canais para ouvir os funcionários
Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo 'fale com o diretor'. Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou 'ocultas'. Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.
Desenvolva campanhas internas
Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.
A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueça as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de 'vida' do funcionário na empresa.
Promova a integração dos funcionários novos
Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.
Realize eventos e incentive a participação de todos
Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.
Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.
Reconheça o esforço sempre
Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.
Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.
Resultados práticos
Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.
Últimas Notícias
-
5 - Dezembro - 2025
Serviços estagnados freiam PIB, que cresce só 0,1% no terceiro trimestre
A estagnação do setor de serviços, que responde pela maior parte da atividade econômica, freou o desempenho do país no terceiro [...]
-
5 - Dezembro - 2025
Balança comercial tem superavit de US$ 5,8 bilhões em novembro
A balança comercial brasileira fechou novembro com superavit de US$ 5,842 bilhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Empresas adaptam-se à incerteza comercial e constroem resiliência, revela pesquisa global do HSBC
No Brasil, 38% das empresas com atividade internacional sentem-se significativamente mais seguras em relação &agr [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Super ferramenta de busca cruza dados de Receita, PF e Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o lançamento da Consulta Nacional de Pessoas, uma ferramenta tecnol [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Consumo das famílias perde ritmo e fica praticamente estagnado
O consumo das famílias, tradicional motor da atividade econômica brasileira, perdeu força no terceiro trime [...]
-
4 - Dezembro - 2025
Dólar segue pressionado por Fed em meio a PIB do Brasil
Odólar segue em baixa no mercado à vista em meio à perspectiva de ampliação do diferencial d [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção industrial avança 0,1% em outubro, aponta IBGE
A indústria brasileira ficou estável em outubro, com variação de 0,1% ante setembro, depois de ter caído 0,4% no mês anterior. [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Governo libera R$ 501,4 milhões para Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades será a única pasta do governo federal a ter recursos liberados, no valor de R$ 501,4 milhões,& [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Produção total de petróleo e gás natural bate recorde em outubro
A produção total nacional de petróleo e gás, considerando todos os ambientes (pré-sal, pós-sal e terra) bateu novo recorde em o [...]
-
3 - Dezembro - 2025
Bolsa supera os 161 mil pontos e volta a bater recorde
Num dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa superou a marca de 161 mil pontos pela primeira vez e bateu mais um r [...]

